terça-feira, 26 de novembro de 2013

Não comer carne é irracional

O vegetarianismo/veganismo é irracional, não consegui chegar a conclusão melhor. Os dois não são a mesma coisa, mas são bem próximos. Analisemos alguns argumentos para adotarmos uma alimentação livre de proteína animal e minhas respostas a eles:

A morte de animais
1 - Animais morrem. Eles morrem e se tornam alimento para outros animais e plantas. É assim, mesmo, que acontece.
2 - Grandes colheitas ceifam muitos animais que vivem por essas plantações, e tantos outros morrem pelo uso de agrotóxicos.

O impacto ambiental da pecuária.
1 - As grandes plantações ocupam boa parte do solo. É menos que a pecuária, mas ainda assim é bastante.
2 – Ameaçam a biodiversidade, já que foca-se na produção de uma ou duas culturas sazonais destruindo outras espécies que se encontravam no lugar da plantação, muitas vezes espécies das quais outros animais dependiam para sua existência.
3 – Os agrotóxicos – ou fertilizantes usados sem os devidos cuidados - usados contaminam o solo, a água, são absorvidos por outros animais e repassados a outros que fazem parte de sua cadeia alimentar. Ainda matam animais terrestres e peixes por contato direto.

Não é necessário consumir carne animal para viver
1 – Mais ou menos. Não precisamos de água tratada, medicamentos, fogo e muitas outras coisas para viver, mas, obviamente, há uma certa mudança na qualidade de vida. O ferro-heme, absorvido e processado muito mais facilmente pelo organismo não é encontrado em alimentos de origem vegetal, bem como a vitamina B-12 (escassa no reino vegetal).
2 – Apesar de muitas pessoas alegarem conseguir viver com boa saúde sem consumir alimentos de origem animal, não podemos pensar que todas as pessoas consigam (na verdade, é só pegar algum livro - ou procura algum artigo no google mesmo - de biologia animal para vermos que não é bem assim).

É mais saudável ser vegetariano
1 – Bom, se você não comer carne, provavelmente terá que complementar sua dieta com suplementos, o que não me parece uma atitude muito saudável.

Matar bilhões de animais para sustentar bilhões de outros animais não faz sentido
1 - Se o problema é a quantidade de animais mortos, então o problema a ser resolvido é o de controle de natalidade.
2 – Se o problema são as mortes, então o problema a ser resolvido é o desenvolvimento de um “soro da imortalidade”, porque tudo o que é vivo morre.

A crueldade com que se cria e mata os animais
1 – Aqui a questão é clamarmos por leis que impeçam esse tipo de tratamento com esses animais. Se você come ovos ou toma leite está contribuindo para esse sofrimento, também, pensando que esse é o estímulo para causar o sofrimento dos animais, o que não é verdade. Não é necessário criar nem matar com crueldade esses animais, o estímulo para o produtor é o quanto ele pode lucrar mais rapidamente, é a nossa estrutura sócio-econômica.

O único argumento que me parece válido é: “tenho dó de comer a carne dos bichinhos”. Aí vai fazer o quê? Tem dó? Então tem e não come, mas tenha consciência que é só isso. Argumento válido, mas irracional (sentimental).
Não coloquei referências porque acho que falei obviedades, ou coisas que não são nada difíceis de procurar rapidamente, mas se alguém achar necessário posso referenciar algumas. Atualizarei o post caso surjam novas indagações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário